terça-feira, 17 de junho de 2008

Visita Rádios e Projac - Hilana Zimerfeld e Flavia Fernades

Rádio Haroldo de Andrade

Sede Rio de Janeiro
Freqüência 1060 kHz
Slogan "A Rádio Para Quem Tem Opinião"
Fundação 2005

Comunicadores:
Mário Esteves
Wilson Andrade
Haroldo Júnior
Áureo Ameno
João Roberto Kelly
Victor Grinbaum
Sheyene de Carvalho

Gênero entretenimento, jornalismo, popular, esportes
Página oficial http://www.radioharoldodeandrade.com.br

A Rádio Haroldo de Andrade é uma emissora de rádio brasileira do Rio de Janeiro. Ocupa o dial 1060 kHz em AM.

História

Inaugurada no dia 7 de novembro de 2005 pelo tradicional radialista e comunicador Haroldo de Andrade, a Rádio Haroldo de Andrade é transmitida para o público carioca e fluminense pela freqüência 1060 AM, no lugar da antiga Rádio Mauá. Também é possível captá-la através de seu site na internet. Além do próprio Haroldo, a estação tem nomes como Áureo Ameno, Manhoso e Mário Esteves. Por ela já passaram nomes como o humorista Maurício Menezes e a apresentadora e política Cidinha Campos, esta última tendo saído da emissora em condições polêmicas. Os filhos de Haroldo, Wilson Andrade e Haroldo Júnior, também comandam atrações na estação.

Atualmente, a programação da emissora conjuga nomes tradicionais do rádio brasileiro com jovens promessas, Victor Grinbaum, a frente do "Vibração a 1060". Também aos sábados e domingos, Sheyene de Carvalho apresenta o programa "Pagode, Mais Pagode, Muito Mais Pagode Ainda". Outra aposta é o religioso Frei Neylor Tonin. A mais recente aquisição da emissora foi o regente e compositor João Roberto Kelly, que assumiu o programa "Parece Que Foi Ontem".

A antena transmissora da estação está localizada na cidade de Nova Iguaçu, no Grande Rio. Por vezes o som da estação apresenta problemas de interferência com o som de uma rádio evangélica. Na Zona Sul carioca a captação do sinal da emissora é bastante difícil. A direção da emissora vem prometendo o aumento da potência na irradiação, esperando tão somente a autorização do Ministério das Comunicações. Haroldo de Andrade, criador da rádio, faleceu aos 73 anos em 1º de março de 2008.

Visita a Radio

Visitamos a radio em sua cede. Fomos recepcionados por alguns de seus funcionários e tivemos a chance de ver como funciona um programa de rádio e batemos um papo com uma apresentadora da rádio.

Apesar de a visita ser muito interessante, não há possibilidade de todos os alunos participarem devido às poucas vagas que são disponibilizadas.


Radio MIX e Paradiso

Rádio Mix (Rede Mix de Rádio)
Freqüência 106,3 MHz (São Paulo) e 102,1 MHz (Rio de Janeiro)
Sede São Paulo
Slogan O melhor Mix do Brasil
Fundação 1997
Proprietário Grupo Objetivo de Ensino

Comunicadores:
Marco Antônio
Fábio
Perito
Hermann
Ana Martins
Eliana
Luciano
Marcos Braga
Sergio
Gilson
Malu
Ferri
André
Yankee
Jorge

Gênero Jovem
Página oficial http://www.mixfm.com.br

A Rádio Mix é uma emissora de rádio destinada ao público jovem que opera desde 1997 em São Paulo, na freqüência de 106,3 MHz. Desde 2001 a rádio é uma das líderes em audiência na capital paulista e recentemente montou sua rede com várias afiliadas espalhadas pelo Brasil.

Fica localizada no bairro do Paraíso, e conta com mais de 150 funcionários diretos. A emissora possui locutores de larga experiência e recebe, diariamente, estudantes de Comunicação em seus estúdios para a realização de trabalhos acadêmicos.

Aqui no Rio, a radio surgiu através do grupo Dial Brasil, que terçou a Jovem Pan pela MIX em 2006, apos o fim di cintrato com a Jovem Pam. Ela se localiza no FM Hall, no shopping Rio Sul, em Botafogo.

O FM Hall, cedia não só a radio MIX, mas sim todo grupo Dial Brasil. O seu escritório tem um formato inovador, pois e todo de vidro, possibilitando ver tudo que acontece nos bastidores das rádios.

No mesmo local, encontramos também a radio Paradiso, que faz parte do grupo Dial Brasil.

Radio Paradiso

Paradiso FM é uma emissora de rádio brasileira do Rio de Janeiro, opera na freqüência 95,7 em FM.

História

Nasceu em 2003 fruto de um novo arrendamaneto da Alvorada FM (Que em outro arrendamento, da Universidade Salgado de Oliveira em 2001 se chamou Mania FM). Possui programação considerada "adulta".

Visita as Rádios

Visitamos as rádios MIX e Paradiso no FM Hall. Fomos recepcionados por alguns de seus funcionários, que também são alunos do curso, e pudemos ter a chance de ver um poço como a rádio funciona.

Apesar de a visita ser muito interessante, não há possibilidade de todos os alunos participarem devido às poucas vagas que são disponibilizadas.

Radio Manchete

Sede Rio de Janeiro
Freqüência 760 mhZ
Fundação 1973
Proprietário Miguel Nasseh
Diretor Comercial Wilson Rianelli

Principais nomes:
Anthony Garotinho (comunicador)
Luiz de França (comunicador)
Claudio Neves (comunicador)
Daniel Pereira (comunicador e comentarista esportivo)
Francisco Carioca (comunicador)
Waldir Luís (comunicador e comentarista esportivo)
Miro Ribeiro (comunicador e comentarista de carnaval)
João Estevam (comunicador e comentarista de carnaval)
João Guilherme(comunicador e locutor esportivo)

Página oficial http://www.radiomanchete.com.br/index.asp

A Rádio Manchete é uma emissora de rádio brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Ocupa a freqüência 760 KhZ.

História

A rádio foi criada em 1973 no lugar da Federal AM (Uma antiga rádio sobre Rock).
A rádio teve nomes como Roberto Canázio, Alexandre Ferreira, Evil Mendonça, Marcelo Figueiredo, Jair Lemos, Cidinha Campos, Wagner Montes, etc...

Com a falência do Grupo Bloch (Que administrava a emissora), o empresário e comunicador Jair Marchesini arrendou a emissora, porém não conseguiu pagar ao grupo Bloch.

Em 2002 o grupo Dial arrendou a rádio levando nomes como Cidinha Campos, Wagner Montes e Mário Esteves. O grupo não conseguiu anunciante, e devolveu a rádio para o Grupo Bloch. Em 2003 a rádio foi arrendada novamente para a Igreja Deus é Amor. Em 2006 a igreja deixou a rádio e a Manchete passou a tocar músicas sem intervalos. A partir de agosto de 2007 o Grupo Nasseh passou a administrar a emissora.

Visita a Radio

Fomos recepcionados por alguns de seus funcionários e tivemos a chance de ver como ela funciona.

Apesar de a visita ser muito interessante, não há possibilidade de todos os alunos participarem devido às poucas vagas que são disponibilizadas.

Projac

O Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá) é o centro de produção da Rede Globo, localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, é considerado o maior núcleo televisivo da America Latina, com área total de 3,99 milhões de metros quadrados.

História
Como emissora que mais produz conteúdo nacional, os antigos estúdios da Rede Globo, abertos em 1965, ficaram pequenos para tantas produções. Em 1980, constatou-se que as instalações da emissora tornariam-se impróprias em pouco tempo. Foi projetado então o Projac (na época, chamado de Projeto Jacarepaguá), para abrigar os estúdios, administração, produção, direção;

Atualmente, o Projac abriga dez estúdios de gravação ordenados de A a J, cidades cenográficas, fábrica de cenários e a casa do Big Brother Brasil. É como uma cidade, com três lanchonetes, um restaurante, bancos.

Em fevereiro de 2007, o diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal, anunciou a ampliação do Projac em 30% até 2010. Segundo ele, serão construídos estúdios sendo um deles em formato de domo, para gravações em 360º, postos de apoio às cidades cinematográficas (que, atualmente, são contentores pré-fabricados), um teatro e um prédio administrativo (para áreas como vendas, recursos humanos e comunicação).

O Complexo

São dez estúdios de gravação, que ganharam letras de A a J. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. À esquerda do complexo, estão os dois estúdios que são palco do Domingão do Faustão (Estúdio F), do Caldeirão do Huck e de programas afins. Ao lado deles, ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita, encontra-se os estúdios menores, usados para seriados como Casseta & Planeta, A Diarista e Sob Nova Direção. Os módulos laterais são os camarins.
As cidades cenográficas ocupam uma área de 160 mil metros quadrados.
Um amplo galpão abriga a fábrica de cenários. Lá confeccionam-se fachadas e interiores, desmontáveis, que estarão em cena. Há uma sala dedicada à pintura de painéis e objetos.
O Palácio da Cenografia é vizinho da fábrica. Ali ficam os cenógrafos, cercados de desenhos e imagens de suas criações. Bem em frente, acha-se o restaurante maior.
A praça de alimentação tem três lanchonetes e um restaurante. É comum ver famosos ali em animados bate-papos, nos intervalos das gravações.
A casa do Big Brother fica em um canto do terreno, isolada.
Onde se localiza a recomposição das afiliadas como: Rede Bahia (Bahia), Goiradial (Goiás) e etc.

Curiosidades

A entrada no local é muito rígida, e apenas pessoas autorizadas podem entrar. Muitos fãs e curiosos costumam ir até a "Portaria 3", por onde entram os artistas, para pedirem autógrafos e tirar fotos.
Na década de 90, o canal SBT, seu principal concorrente, também construiu um gigantesco centro de televisão (231 mil m² sendo 85 mil m² de área construída), o CDT. E em março de 2005, outra emissora, dessa vez a Rede Record abrindo concorrência a Rede Globo, comprou os estúdios de Renato Aragão e criou um núcleo também no Rio, chamado RecNov, entretanto bem menor que o complexo do SBT (75 mil m² sendo 8 mil de área construída).
A emissora quer ampliar o complexo em 30%, até o ano de 2010. De acordo com as informações, a Rede Globo pretende recuperar a condição de grande exportadora de conteúdo, SBT e Rede Record, além de sua principal concorrente do gênero exportação, a mexicana Televisa (parceira de longa data do SBT).
A cidade cenográfica do Sítio do Pica-pau Amarelo fica nas serras, devido a seu roteiro. Onde fica o cenário do Arraial dos Tucanos existe também papel nas paredes, isso devido ao pouco espaço que o Projac oferece ao programa, o dono do Projac promete aumentar o espaço do programa.

Visita ao Projac

Fomos recepcionados por uns de seus funcionários, que no mostrou um pouco deste grande mundo que é este centro de produção. Tivemos a chance de ver de perto uma cidade cenográfica e como é a sua estrutura.

Apesar de a visita ser muito interessante, não há possibilidade de todos os alunos participarem devido às poucas vagas que são disponibilizadas.

Nenhum comentário: