Histórico
O trabalho social que deu origem à Família Santa Clara começou a ser desenvolvido em 1927, com a fundação da Associação Santa Clara, criada para acolher filhas de tuberculosos ou em risco de contrair a doença. Com o tempo, a instituição passou a abrigar crianças em situação de risco social, vítimas de abandono, miséria ou violência.
Em 1987, o casal Cícero e Eliete Soares de Castro Rosa — ele economista, ela psicóloga — apresentaram a uma das fundadoras da Associação, Georgina Alvim, uma proposta de contribuição:
Tinham idéia de adotar pelo menos umas 20 crianças carentes. Então, criaram a Família Santa Clara, inicialmente o projeto funcionava em uma fazenda em Paraíba do Sul, no Estado do Rio, onde conseguiram cuidar de centenas de menores, tendo a maioria reingressado na sociedade de maneira digna.
Resultados
-Um exemplo desse trabalho é o técnico de eletrônica Adriano Cardoso Bonfim, que chegou à instituição aos 11 anos e hoje é dono de uma empresa de instalação de segurança eletrônica:
-A estudante de psicologia Silvana Rodrigues foi posta pela mãe na instituição quando tinha 4 anos. Hoje está com 23 e é aluna do 3º período de psicologia da Universidade Estácio de Sá (RJ):
-William Prudente da Conceição, que cursa as faculdades de Economia e
Parcerias
Todas as crianças atendidas pelo projeto Santa Clara freqüentam a escola — a transferência para a cidade do Rio de Janeiro, para um sítio cedido em comodato pela Fundação Darcy Vargas, em Vargem Grande, facilitou o acesso dos adolescentes ao ensino médio. A instituição funciona com o auxílio de diversos parceiros, entre eles a Prefeitura do Rio, a Universidade Estácio de Sá, a Accenture do Brasil e o Instituto Nacional de Formação Executiva do Rio (INE-RJ).
Eventos
Sempre inventam novas formas de reunir os amigos e comemorar as vitórias. E não são poucas! Fazem bastante eventos para arrecadar fundos para ajudar, como feijoadas, festas juninas e camisas autografadas dos jogadores .
O Site
O Site da Família Santa Clara é bem divertido, informativo e nos passa bastante seriedade, com o depoimento das pessoas que já moraram, e das que ainda moram lá .
Relações Internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário