quinta-feira, 12 de junho de 2008

Política de Responsabilidade Socioambiental na era da Informação


Política de Responsabilidade Socioambiental na era da Informação

Sempre presente na história de crescimento do Bradesco e de seu relacionamento com todos aqueles que participam de seu cotidiano, a responsabilidade socioambiental ganhou força e foco ainda maiores em 2005 a partir da criação do "Comitê Executivo de Responsabilidade Socioambiental", em adendo com um grupo especial de trabalho formado por 100 funcionários de 23 Departamentos, sob coordenação da Diretoria Executiva e o suporte de consultorias externas com trocas constantes via Internet e Intranet da empresa. Toda essa estrutura tem o objetivo de reforçar o comprometimento da Organização nessa área, adequar o Banco às exigências do mercado globalizado por meio de tecnologia da informação (T.I.), além de apresentar um diferencial competitivo e de cumprir as metas do "Índice Dow Jones de Sustentabilidade (IDJS)", fazendo com que a teoria da responsabilidade socioambiental esteja cada vez mais presente em tudo que se relaciona com o nome e a marca Bradesco de uma maneira ética e transparente.



Ecoeficiência:

Com o objetivo de alinhar eficiência a uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, surge no Bradesco o programa de ecoeficiência que visa instituir em seu cotidiano operacional um aprimoramento cada vez maior na combinação entre a otimização de recursos, aplicação de recursos digitais e de T.I., desenvolvimento de programas sistemáticos de reciclagem, softwares compatíveis e ações monitoradas de descarte adequado de materiais.

Seguem abaixo, iniciativas que contribuem com o cumprimento dos objetivos ecoeficientes dessa organização:

Controle de descartes

Coleta Seletiva:


Mensalmente, são recolhidas da Cidade de Deus, dos principais Prédios Administrativos e de alguns Pólos (centros de compensação de cheques e outros papéis), aproximadamente 100 toneladas de papel e papelão.Desde dezembro de 2005, com exceção dos pólos, também é realizada a coleta seletiva de metal, vidro e plástico.O processo inclui a separação e correta destinação dos materiais, acompanhadas de campanhas de incentivo e conscientização dos funcionários.


Cheques Reciclados:


Os cheques utilizados pelos clientes e já processados e microfilmados são enviados para a reciclagem, observando princípios que garantam a segurança da informação.


Controle de Emissões:


Apesar de suas operações estarem concentradas no Brasil, que não possui metas relativas ao Protocolo de Kyoto, o Bradesco realiza ações contra o aquecimento global. Causado pelo grande aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), o aquecimento é o gatilho para as mudanças climáticas, fenômeno que ameaça o futuro do planeta.

O Bradesco foi o primeiro banco brasileiro a lançar um programa de medição de sua participação direta e indireta nas emissões mensurada digitalmente, com o objetivo de neutralizar sua produção de carbono. Os dados apurados inicialmente apontam para um volume de 22,3 mil toneladas/ano de CO2 equivalente, na Cidade de Deus, que será compensado com o plantio de cerca de 37,2 mil árvores, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a compra de créditos de carbono e a construção de parcerias para geração de créditos de carbono.

A Organização impõe, direta ou indiretamente, controle sobre a qualidade dos veículos utilizados por fornecedores para o transporte de malotes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o contrato de prestação de serviço obriga o uso de veículos com no máximo quatro anos de fabricação e que atendam a condições de conservação e funcionamento especificadas pelo Banco. Nas demais localidades, o transporte é compartilhado com outros bancos, sob a gestão da Febraban, que observa os mesmos procedimentos na sua relação com os fornecedores.

Racionalização de consumo


A correta utilização de recursos como água e energia elétrica, além de ganhos econômicos para o Bradesco, resulta em inúmeros benefícios ambientais para a sociedade como um todo.
Por isso, a Organização mantém várias iniciativas visando à racionalização de consumo e suas operações.

Exemplos de racionalização do consumo:

Energia Elétrica controlada por softwares:

Nos últimos três anos, cerca de 30 mil lâmpadas de 40 Watts foram substituídas por lâmpadas de 32 Watts, com fundos espelhados, que aumentam a eficiência luminosa.Na Cidade de Deus, o sistema de iluminação foi modernizado, com a troca das lâmpadas de mercúrio por outras, de vapor de sódio. Com a substituição de 80% das lâmpadas, o consumo de energia elétrica foi reduzido em 20% na sede.O Bradesco também vem substituindo equipamentos e motores por outros, de melhor desempenho, com o objetivo de reduzir o consumo de energia em suas instalações.Com a substituição dos elevadores, por exemplo, espera-se uma redução de 20% no consumo de energia do novo equipamento sempre com o ganho através de T.I. e sistemas inteligentes.

Água:


Os colaboradores de todas as dependências da Organização, permanentemente envolvidos em campanhas sobre o uso racional da água, são orientados a acompanhar mensalmente o consumo, ajudando a evitar perdas e a manter o consumo em níveis aceitáveis.







Outras Ações para Racionalização de Consumo:


- Condicionadores de ar com sistema de termoacumulação, que produzem gelo no período noturno, reduzindo e aliviando o consumo de energia nos horários de maior demanda.
- Temporizadores, que realizam o desligamento automático de lâmpadas e luminosos em horários programados.
- Lâmpadas e reatores eletrônicos, que consomem menos energia que os convencionais.

Materiais adequados
O Bradesco tem ampliado a utilização de produtos alinhados à Política de Responsabilidade Socioambiental.
Seguem abaixo, exemplos da afirmação citada acima:



Em julho de 2006, o Bradesco passou a utilizar papel reciclado em parte de seus talões de cheques. Mensalmente, os talões consomem 100 toneladas de papel.
O Banco utiliza cerca de 600 toneladas de papel reciclado (aproximadamente 90% do total consumido) por mês. Desde fevereiro de 2005, gradativamente, o material reciclado passou a substituir o papel branco, aplicado principalmente na produção de material de comunicação interna e externa. O próximo passo será a utilização do papel reciclado nos envelopes expressos e sua ampliação para todos os talões de cheques, substituindo cerca de 50 toneladas mensais de papel branco.
O papel usado é 100% reciclado, composto por 75% de matéria-prima de pré consumo e 25% de papel comprado de cooperativas de catadores. Parte da receita obtida com sua venda é revertida para os projetos sócio ambientais do Instituto Ecofuturo, criado pela empresa Suzano. Dessa forma, indiretamente, o Bradesco contribui com o projeto social da Cooperativa dos Catadores de Papel e Material (Coopamare).Mensalmente, cerca de 22 toneladas de resíduos – o papel é o principal deles – são recolhidas em 194 agências monitoradas na capital paulista.

Sacos de lixo biodegradáveis e suprimentos on-line:

Implantado inicialmente no recolhimento de lixo e na reciclagem de papéis e outros dejetos na Cidade de Deus e nos prédios administrativos, o uso desse material foi estendido a toda a rede, por meio do Suprimentos On-Line. Em contato com o solo, os sacos biodegradáveis sofrem degradação completa em um curto período de tempo, consumidos por microorganismos, sem prejudicar o meio ambiente.

Madeira Certificada:

Lápis fabricado com madeira certificada com o selo FSC (Forest Stewardship Council), órgão internacional regulador do manejo controlado de florestas. Além de não degradar o meio ambiente, a matéria-prima contribui com o combate à exploração de madeira ilegal e de origem predatória.O produto foi disponibilizado a todas as dependências da Organização por meio do Suprimentos On-Line que são o diferencial competitivo da instituição. Em 2006, aproximadamente 100 metros cúbicos de madeira 100% reflorestada foram utilizados na confecção de móveis e divisórias, aplicados em prédios administrativos.

Dispensadores e Consumíveis (sanitários):

Os dispensadores e respectivos consumíveis dos sanitários da Cidade de Deus e dos prédios administrativos foram padronizados com novos modelos. Além do aspecto econômico e da melhoria da qualidade, a medida contribuirá para o consumo consciente, já que o sistema de liberação de papel toalha e papel higiênico dos novos modelos evita o desperdício e reduz o consumo. O sabonete líquido biodegradável, por sua vez, tem decomposição natural.

Cartuchos remanufaturados:


Dois terços dos cartuchos de tonner utilizados são remanufaturados. Cerca de 43 mil unidades são submetidas, anualmente, a um rigoroso processo industrial, que assegura a mesma qualidade do produto novo, com a vantagem ambiental de que suas carcaças, uma vez reutilizadas, não são lançadas no meio ambiente. Hoje, são utilizados 51 tipos de cartuchos, 34 dos quais podem ser reciclados. Com a constante renovação do parque de impressoras, há a expectativa de um aumento no número de cartuchos remanufaturados.
Adubo orgânico:
Uma máquina especial é usada para triturar cerca de 18 toneladas/ano de folhas secas, originadas pela varredura e manutenção da Cidade de Deus e de sua área verde de 115 mil metros quadrados. Além de evitar o descarte do material em aterros, a iniciativa contribui com o enriquecimento natural do solo.



Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL):


Além do seu inventário de emissões de GEE, o Bradesco incentiva seus clientes a executarem projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), conforme regras do Protocolo de Kyoto. O trabalho já está sendo conduzido com três clientes em diversos projetos. Em um período de 10 anos, a expectativa é de uma redução total de 1,5 milhão de toneladas de CO2. Outros 15 projetos estão em análise.

Considerações Finais:


Benefícios que a eco eficiência e o uso inteligente da tecnologia trouxe para a instituição:
· Redução de custos devido à otimização do uso de recursos e da redução de capital destinado à infra-estrutura.· Minimização do dano ambiental pela redução dos riscos e responsabilidades derivadas.· Melhoria nas condições de segurança e saúde ocupacional.· Maior eficiência e competitividade, favorecendo a inovação.· Melhoria da imagem e aumento da confiança das partes interessadas (stakeholders). ·Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a comunidade e a mídia
Segundo pesquisa de excelência em tecnologia digital, o Bradesco com essas atitudes verdes ocupa o 2º lugar no ranking de empresas que valorizam sua marca com o marketing ambiental. Valor da Marca Bradesco 7,922 Bilhões.
REFERÊNCIAS:
E-Bit HTTP://www.ebit.com.br/ Acesso em 10/06/08 às 16h30.
Relatório Webshoppers http://www.webshoppers.com.br/ Acesso em 06/06/08 às 19h.
Bradesco S/A – Intranet da Empresa- http://www.bradesco.com.br/ Acesso em 05/06/08 às 21h30.

Fonte:Leonardo Maurity – Marketing Digital – 200602096998

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