domingo, 15 de junho de 2008

Visita Rádio Manchete AM - 13/03/2008


Conduzidos pela Profª Helena Garrido, tivemos acesso a maioria das instalações da rádio (a exceção da cabine dos comunicadores, face a necessidade de agendamento prévio), onde tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento da rádio através de seus diversos departamentos e profissionais envolvidos. Foi muito ressaltado o perfil dinâmico das atividades, onde, às vezes, muito precisa ser feito em pouco tempo, garantindo uma informação atualizada ao ouvinte.

Iniciamos nossa visita pela sala da equipe do comunicador e ex-Governador do Estado do Rio Anthony Garotinho, nome mais conhecido do staff da rádio. No bate papo, nos foi explicado como Garotinho atua, da coleta das informações (Internet, Revistas, Jornais) até a organização da sua pauta, em conjunto com a equipe. Infelizmente, Garotinho estava ausente no momento na visita.

Em seguida, passamos à sala da equipe de Merchandising da Rádio, que cuida, entre outras coisas, da confecção da Revista da Rádio Manchete e de brindes que são distribuídos aos ouvintes e clientes. Foi falado sobre a confecção da revista e seu papel na divulgação da rádio, com anunciantes com perfis diferentes:uns anunciam apenas na publicação e não na rádio, enquanto outros, entretanto, optam por ambos os canais. A distribuição da revista se dá em algumas bancas de jornal.


Também fomos informados sobre o perfil das rádios AM, que é bem diferente das FM´s. Na rádio Manchete em específico, temos:
- Pouca música;
- Maior participação ao vivo dos ouvintes;
- Transmissão de jogos de futebol;
- Audiência limitada, porém fidelizada;
- Transmissão e recepção limitadas;
- Jornalismo de 30 em 30 minutos;
- Maior setorização, com distribuição das atividades em áreas diferentes.

Em seguida, podemos ver ao vivo o Jornalismo da Rádio, através da brilhante atuação do locutor Paulo Vasconcelos. Ao fim da transmissão, Paulo comentou sobre técnicas de locução, leitura de texto e sobre rotina do trabalho envolvendo a preparação do boletim de notícias. Com muita simpatia, explicou que somente os vários anos de experiência podem trazer a calma necessária em narrar as notícias ao vivo, mesmo nossa turma servindo de “platéia”.

Chegando ao setor Comercial da rádio, podemos entender como funciona a captação de anunciantes, formado basicamente pelo setor de varejo e supermercados, e que é feita pela equipe de Vendas. Com o anunciante captado, a rádio oferece diversas possibilidades de confecção do anúncio (caso o cliente não tenha um pronto) e de veiculação.

Face a informatização do processo – “cartuchos e fitas são tecnologias ultrapassadas” – hoje é possível atender um cliente urgente em 15 minutos, compreendendo a chegada do anunciante, gravação do comercial e sua veiculação. Também fomos apresentados ao sistema de controle da programação e inserção dos anúncios.

Finalizando nossa visita, tivemos a oportunidade de conhecer o responsável pela área esportiva da rádio, João Guilherme, também locutor do Sport TV. Na Manchete AM, João apresenta dois programas e nos falou sobre a cobertura que é feita pela Manchete, priorizando basicamente o Futebol. Com relação à captação de informações, João tem na Internet uma grande fonte, além de repórteres espalhados pelos clubes. Ressaltou a prioridade do Flamengo face o tamanho da torcida, mas evidencia outros clubes em dias de jogos, mantendo o ouvinte informado sobre todos os detalhes das partidas.


Afirmou que recebe poucos entrevistados na rádio, com as entrevistas feitas geralmente nos estádios. Como curiosidade, citou que às vezes recorre à narração chamada de “geladão”, que consiste narrar os jogos assistindo a uma transmissão pela TV ou monitor, sem estar presente no local.

Fechando o papo e nossa visita, João afirmou que a Rádio ainda não consegue uma ampla cobertura esportiva, mas que isso ainda é uma meta, inclusive para eventos internacionais. Um passo já foi dado quando do Pan 2007, onde a Manchete AM se destacou ao efetuar a transmissão do evento.

No geral, a visita nos mostrou claramente o ambiente de trabalho numa rádio, mostrando as rotinas, sistemas, processos e profissionais envolvidos em realizar o estilo único de comunicação que é feita por este canal, abrangendo, inclusive, as percepções do Marketing adquiridas na Estácio.

Nenhum comentário: