Curriculum-Vitae on-line com Atividades Extracurriculares realizadas por você!
Especialistas dão dicas sobre o que deve ser mencionado.
FONTE: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/06/saiba-que-atividades-extracurriculares-podem-estar-no-curriculo.html
Atividades ExtraCurriculares sempre devem ser mencionadas no currículo profissional, afirmam especialistas. Para incluir essas informações, o candidato deve avaliar se o complemento servirá para denotar competência para o cargo de interesse.
Para jovens profissionais ou iniciantes, porém, as atividades extracurriculares são mais valorizadas, dizem especialistas em Recursos Humanos e Head-Hunters, pois podem complementar o currículo e trazer uma informação importante sobre o candidato, na falta de uma experiência profissional.
Como montar o currículo
De acordo com Fábia Barros, o currículo deve ser montado com a seguinte estrutura: informações pessoais, informações acadêmicas, idiomas, informática, resumo de qualificações, histórico profissional e, por último, informações das Atividades Extracurriculares Complementares que você realiza.
Justificativa
Para Selma Fredo, consultora da DBM, de um modo geral, cursos que não justifiquem o objetivo do currículo não devem ser mencionados. “De nada adiantará dizer que se tem oito anos de piano clássico se a área e função almejadas não comportam a informação”, afirma. De acordo com ela, o melhor é falar sobre essas experiências na entrevista e, mesmo assim, se existir abertura.
Selma também sugere que a inclusão ou não de algumas atividades no currículo pode variar de acordo com o cargo de interesse. Para ela, cursos complementares podem não caber na ficha de um candidato a presidência de uma empresa, mas podem ser necessários para funções técnicas ou de auxiliares, já que ressaltam o esforço do profissional pela busca de melhorias no desempenho profissional.
"Algumas atividades desenvolvem traços comportamentais importantes, que podem ser demonstrados com a liderança de um grupo de escoteiro, generosidade num trabalho voluntário ou facilidade de comunicação num grupo de teatro”, diz a gerente de projetos da Foco Talentos, Fábia Barros, além de incluir, caso o candidato possua experiência em trabalhos em Comunidades carentes, preservação ambiental em conjunto com entidades como Rotary International ou ONG´s.
FONTE: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/06/saiba-que-atividades-extracurriculares-podem-estar-no-curriculo.htmlhttp://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/06/saiba-que-atividades-extracurriculares-podem-estar-no-curriculo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário